Turismo

10 Coisas par fazer em Lyon

             O bom de Lyon é que a cidade conta sua história nas ruas. Eu podia, e até tinha a intenção de fazer um post que contasse como Lyon surgiu, da chegada dos romanos até a  evolução da cidade aos  tempos de hoje. Mas depois achei desnecessário. As marcas da passagem dos primeiros habitantes ainda são visíveis, as ruas, os museus, as igrejas, os monumentos falam por si próprios. Ninguém conta a historia de Lyon melhor do que ela mesma!

           Então eu deixo ai a dica de 10 lugares que falam um pouco sobre tudo isso! Claro que essa lista é uma pequena parte do que a cidade tem pra oferecer. Eu sei que muitas pessoas não terão tempo de fazer nem a metade disso, outras farão tudo e ainda vão pedir mais! Sempre importante saber que se o tempo é curto excursões existem, ônibus de turismo não faltam e estão a disposição, passeios de barco são oferecidos….. E depois  se não der pra fazer tudo dessa vez, sempre da pra voltar!!!!!!! Pra ajudar na organização da viagem da uma olhada na parte de assessoria aqui do blog e entra em contato com a gente!!!!!!!Bom passeio, e postem nos comentários onde vocês estiveram e o que acharam.

  1. Notre dame de Fourrière   http://www.fourviere.org

Chamada de a montanha que reza (la coline qui prie) Fouviere é o lugar mais antigo da ocupação de Lyon, foi por ai que tudo começou ! Local de instalação das primeiras comunidades católicas do pais e um grande santuário a Maria.

Uma primeira igreja foi construída em homenagem a virgem Maria e a São Thomas de Cantorberu em 1192 mas foi destruída durante as guerras religiosas e reconstruída em 1586. A historia conta que a cidade foi salva de doenças graças a fé dos lyonnaises a Virgem Maria. Ainda hoje dia 8 de dezembro as janelas se iluminam de velas em homenagem a santa.

 

  1. Murs peints e fresques :

Passagem obrigatória quando se fala de Lyon, os muros Pintados impressionam pelo realismo ! Espalhados um pouco por toda a cidade fazem parte de todos os passeios turísticos de Lyon. Ai vai um site com alguns dos endereços dessas verdadeiras obras de arte: https://www.lyon.fr/decouvrir-lyon/balades-en-ville/les-murs-peints

  1. Caminhar na Presqu’île : Vieux-lyon

Situada entre o 1er e 2eme arrondissement (bairro) de Lyon, a presqu’ile faz parte do patrimônio histórico da UNESCO desde 1998. Ela é o centro de Lyon, onde encontramos a Place de Terreaux, Le Musee de Beaux Arts ( um dos mais importantes da Europa), Place Bellecours, Rue de la Republique, sem falar na arquitetura e dos prédios pintados quase todos em tons claros que dão a impressão de uma grande pintura ! Passeio a fazer a pé e com tempo pra aproveitar!!!!

  1. Les Bouchon Lyonnais :

Restaurantes típicos de Lyon onde são servidas as especialidades da região .  Contrariamente a ideia que temos de restaurantes franceses, esses lugares tradicionais são simples e conviviais.

Passagem obrigatória pra quem vem a Lyon, a cidade da gastronomia !!!!

 

  1. Museos :

Museu é o que não falta na Europa !!!! Um continente cheio de história pra contar, de artistas pra expor, e o mais importante, o governo investe nisso. Então quando a gente vem pra cá tem que dar uma paradinha em alguns desses lugares cheios de cultura ! E Lyon não é diferente, a quantidade de museus na cidade é enorme e claro que não da tempo de fazer tudo ! Então ai vai uma lista de alguns dos museus de Lyon:

Musée de Beaux Arts e seu jardim(que se só der tempo de fazer um museu esse é uma ótima escolha) –

http://www.mba-lyon.fr/

                                                Musée Miniature et cinema– Um museu que reúne a magia dos efeitos especiais do cinema e a arte da miniatura.

                                                Institut et musée lumiere– Museu dedicado aos irmãos Lumiere, criadores do cinematografo, passagem obrigatória a todos os cinéfilos d plantão!!!!

                                                Centre d’histoire de la resistence et de la deportation – Uma antiga sede da Gestapo, é um museu que conta uma parte da história de Lyon e do mundo durante a invasão alemã.

                                                Memorial National de la Prison de Montluc:

                                                Utilizada como prisão durante a segunda guerra ela fecha suas portas como prisão feminina em 2009  e reabre ao publico em 2010 com o objetivo de homenagear aos presos durante a guerra e judeus vitimas do nazismo e de Vichy.

                                                Musée de confluences:

                                                Localizado no bairro de la Confluence, abriu suas portas fim de 2014. E um museu de história natural, antropologia de sociedades e civilizações.

                                                Musée d’histoire de Lyon:

                                                Acho que não precisa de muita explicação, mas vamos la! Museu que conta a história de Lyon desde os tempos romanos até os dias de hoje!

  1. Traboules :

Passagens que ligam uma rua a outra passando entre os prédios. Os primeirso traboules datam do IV século, e Lyon conta com mais de 400 passagens como essas localizadas essencialmente no Vieux Lyon, Croix Rousse e la presqu’ile. Uma grande parte não é aberta ao publico mas é possível visitar umas 200 passagens espalhadas pela cidade, a maioria aberta pela manhã. Visitas guiadas são disponíveis.

  1. Les Theatre Romains e le Musee Galo Romano :

Localizado na subida de Fouvière, o teatro Romano é um dos principais monumentos romanos visíveis a Lyon.

Foi construído no começo do império romano e podia receber ate 10 000 espectadores.  Forma, com os seus vizinhos l’Odeon antique ( teatro menor , dedicado a apresentações musicais e declamações) , le pseudo-sanctuaire de Cybele e o museo gallo-romano um site arqueológico emblemático de Lyon antigo. O museu  localiza-se dentro do site arqueológico, com uma superfície de 400 m2 ele aborda todas as etapas da vida pública e privada de uma capital do império romano.

Mais informaçoes : https://lugdunum.grandlyon.com/fr/

  1. Parque de la tête d’or :

O maior e mais conhecido parque de Lyon, la tête d’or foi construído com base no modelo dos  jardins ingleses.  Ele possui 105 hectares, um parque zoológico e um jardim botânico. Perfeito pra uma tarde de sol, um pique-nique, área de atividade para as crianças…. Se o tempo de estadia permitir o parque é sem dúvida uma passagem mais que agradável em Lyon.

  1. Halle Paul Bocouse :

Um grande mercado público coberto, que se localiza no 3eme arrondissement de Lyon e conta com mais ou menos 50 stands que defendem a memória dos produtos regionais. Na cidade de Paul Boucouse e da gastronomia a passagem é obrigatória !!!!

  1. Descobrir os vinhedos :

E pra quem vem e gosta de vinhos Lyon esta rodeada de vinhedos que propõe visitas e degustações. De carro ou em excursão ( tem mesmo excursão em português) a visita e as paisagens são imperdíveis !!!!

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial