CIdade

10 MOTIVOS PRA VISITAR LYON

Foto: Cintia Tonin

 

 

          Olá pessoal, hoje o post é em homenagem a Lyon…. A final de contas eu trabalho promovendo a cidade, escolhi para morar e adotei como minha de coração, então é porque eu acho que vale a pena visitar…… rsrsrsrsrs….. Assim posso compartilhar um pouquinho com vocês o que me atraiu tanto nela……

            Primeiro vou explicar como vim parar aqui sem encher muito o saco e contar muito minha vida….. Eu não escolhi Lyon, eu só vetei Paris…..rsrsrrsrs….. Eu sei, Paris é uma cidade maravilhosa, todo mundo sonha em morar lá, etc, etc, etc,…. eu não!!!!! Morei 3 meses em Paris e pra mim foi suficiente! Muita gente, muito carro, muito ônibus, e um povo sempre de cara amarrada….. Bom, foi a minha experiência…. Então quando decidimos nos mudar do Brasil e vir morar na França eliminamos Paris e depois fomos procurar as cidades “grandes” que sobraram. Assim eu vim parar em Lyon….. Eu sei, não é romântico, mas eu sou bem prática na vida……. Não me arrependo nem um pouco de ter vindo pra ca, acho sinceramente que foi a melhor escolha que nós poderíamos ter feito.

            Logo, imagino que vocês já devem adivinhar a primeira razão pra visitar Lyon:

  1. Não é Paris!!!!!!!! Rsrsrsrsrs…… Eu explico, tem que visitar Paris, não vai vir até aqui e não ir!!!!!! Mas sair um pouco do mesmo roteiro que todo mundo faz é bom…… descobrir novas cidades, novos lugares, novas paisagens é sempre enriquecedor….. Existe muito mais pra ver na França que a cidade luz…… E isso já me leva diretamente pro numero dois;
  2. Localização de Lyon…. Nós estamos super bem localizados!!!! Paris ta logo ali, 2 horas de trem e em torno de 50 euros a passagem (se organizar bem a viagem e comprar as passagens com antecedência consegue até mis barato), as montanhas, a neve e todo o glamour do inverno estão a 1,5h de nós…… Da até pra fazer ida e volta o mesmo dia só pra conhecera neve!!!!! E pra quem gosta, a praia também não está longe, ha uns 300km do mar…… Quer melhor que isso??????
  3. Eu acho que foi por isso que eu adorei Lyon logo de cara….. Sim, é uma cidade grande, a segunda maior da França, mas tem ares de cidade pequena…. Os arrondissements (os bairros aqui) são cidades de interior….. sabe assim, quando todo mundo se conhece, se cumprimenta, para, conversa…. esse tipo de coisa que na cidade grande não tem mais….. E como todo mundo já deve ter percebido, cidade grande não é a minha praia!!!!! Rsrsrsrsr……
  4. A história e o centro histórico de Lyon. A gente respira a história da Europa nas ruas da cidade. Sem falar na parte que pertence ao patrimônio mundial da UNESCO ( tem um artigo no blog sobre isso, https://lyonsemstressblog.com/20-anos-da-inscriao-de-lyon-no-patrimonio-mundial-da-unesco/)
  5. Agora a parte que deixa todo mundo feliz…. A gastronomia!!!!!! Porque Lyon é conhecida como a cidade da Gastronomia, a cidade do mestre Paul Bocuse, de la Mere Brazier, entre tantos outros…… Lyon e seus Bouchons…… Eu concordo, os pratos não são os mais leves e nem combinam com regime, mas que importa???? E depois nós precisamos de energia pra visitar uma cidade assim!!!!!
  6. La Fête de Lumiere, pra quem nuncaviu é uma  das experiências mais bacanas que a cidade tem pra oferecer….. Um final de semana inteiro com a cidade iluminada…… A festa é tão conhecida e admirada no mundo que exportamos (sim, eu falo como se fosse daqui…..) nossos engenheiros mundo a fora…… E eu já pego o gancho que continuar na próxima razão;
  7. Lyon é um centro cultural, o segundo da França depois de Paris…… Bienal da dança, Bienal de arte contemporânea, seus inúmeros museus,sem falar na ópera e na quantidade interminável de teatros e espetáculos espalhados pela cidade…. E o melhor, a preço acessíveis e quando possível gratuitos…..
  8. Os campos de lavanda…. Simmmm, flores!!!!! E todos os benefícios que a lavanda traz!!!!! Ta bom, os campos não são em Lyon, por razões obvias…. Mas eles não estão longe… Logo pra quem vem na época certa (fim de maio a começo de agosto) é um passeio a incluir na lista…..
  9. O Beaujolais……. Mais um passeio não muito longe de Lyon… As vinícolas, as uvas e os vinho……Os queijos…… as paisagens,….. não sei vocês mas eu poderia passar férias em um lugar assim…..
  10. E pra acabar, o cinema!!!!! Sim, a cinema nasceu aqui….. Os irmãos Lumiere são de Lyon!!! E a casa deles virou um museu muito bacana que conta bem direitinho toda essa história!!!!

            Bom, não sei se convenci vocês a passarem por aqui na próxima vez que vierem pra Europa, mas eu me lembrei do porque resolvi ficar aqui!!!!! E se resolverem vir entrem em contato com a gente (https://lyonsemstressblog.com/assessoria-brasileira-em-lyon/) que podemos ajudar a organizar sua estada pra não perder nada disso!!!!

 

 

 

Please follow and like us:

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial