Historia

20 ANOS DA INSCRIAO DE LYON NO PATRIMONIO MUNDIAL DA UNESCO

muse galo Romano Lyon

           Lyon comemora esse ano, mais precisamente dia 05/12/2018, 20 anos de inscrição no patrimônio mondial da UNESCO. Que bonito!!!!! Vi isso e fiquei pensando: “ tá mas e ai???” . Eu sei, reflexão de gente tapada…. Mas no começo não vi muito o interesse disso…. Sei lá, pra mim é como se fosse normal que toda esses lugares históricos fossem protegidos por algum organismo. Mas, em todo caso, achei que como eles estavam comemorando a data valia a pena olhar mais de perto! E foi ai que descobri que por muito pouco quase que toda essa história foi escavadeira abaixo!!!!

            Então, pra entender o que quer dizer fazer parte do patrimônio mundial da UNESCO fui passear hoje no museu Gadagne, o museu de historia de Lyon que está com uma exposição em comemoração aos 20 anos até dia 09/12/18. E pra entender como tudo  isso aconteceu tem que voltar um pouco no tempo!!!!! Um pouco de historia pra entender como Lyon chegou lá.

            Lyon foi fundada em 43 a.c. pelos romanos e rapidamente, graças a sua localização privilegiada entre dois rios, se tornou uma das cidades romanas mais importantes. Então pensa, eles chegaram, se instalaram e começaram a construir uma cidade!!!! Os romanos se instalaram primeiramente no alto do morro (Fouvière), imagino que por uma questão de segurança, e aos poucos foram descendo até chegarem as bordas do Saone. Imaginem a quantia de coisas que eles construíram no caminho!!!!! Algumas das igrejas que visitamos hoje já estavam ai por volta do século XII d.c.

            E o desenvolvimento da cidade continua. Lyon nunca foi abandonada ou deixada de lado. Muito pelo contrario. Mesmo com altos e baixos sempre foi uma cidade economicamente importante pra região.

           Então quer dizer que a cidade continuou a se desenvolver, a construir. Doenças e pestes vão passar pela cidade e levando um grande número de pessoas. Guerras religiosas, outras nem tanto, e revoluções destruíram uma boa parte de Lyon! Muitas coisa sobreviveram ao tempo. E ninguém pensa em conservar esse patrimônio? Claro que não! Na época, imagino eu, parecia irrelevante! Acho que como em qualquer cidade do mundo a gente não se da conta da importância desse tipo de patrimônio. A população esta vivendo o momento presente e tudo isso foi deixado de lado!

            É lá pelos anos 60 é que a coisa se complica de verdade! Luis Pradel, prefeito na época, quase construiu uma enorme ponte que atravessava todo o bairro do Vieux-Lyon,  devastando, literalmente, com todo o patrimônio deixado pelos povos que passaram por ali! Pra salvar tudo isso o ministro da cultura da época faz passar a lei Malaraux que vai contra a demolição de bairros históricos. Lyon foi a primeira cidade francesa a beneficiar essa lei. Em maio de 1964 Saint Paul, Saint Jean e Saint Georges são os três primeiros lugares a terem não somente os seus exteriores, mas também o interior de seus prédios protegidos!

            E foi ai que, chefiada pela associação “La renaissence du Vieux-Lyon” que desde sua fundação luta pra salvar o bairro, que as obras de renovação começaram. Porque acreditem ou não o bairro não era dos mais bem frequentados! Com prédios em ruinas, deixado de lado, o Vieux-Lyon era um bairro que as pessoas não ousavam entrar. Foi graças a esse trabalho de renovação que ele pode ser “reinserido” na cidade, comércios começaram a se instalar, e as pessoas retornaram a frequenta-lo.

            Finalmente, em 1995, surge a ideia de apresentar a candidatura o Vieux-Lyon ao patrimônio mundial da UNESCO. Os dois anos que seguem são de montagem do processo e aos poucos outros pontos históricos são adicionados ao pedido. Em 1998 o reconhecimento da UNESCO vem e 500 ha de Lyon entram pra lista do patrimônio histórico.

            Esse foi o caminho de Lyon desde o começo até o reconhecimento pela UNESCO. Claro que não preciso dizer o que isso representa pra cidade, em questão de turismo ( e o dinheiro que os turistas deixam, empregos diretos e indiretos,…) sem falar no orgulho do lyonnais que virou o melhor embaixador da cidade!!!!!

            Posta ai um comentário dizendo se tu gostou de saber de tudo isso, se a historia de Lyon te interessa….. Eu confesso que aprendi um monte de coisas pra poder escrever esse texto!

            Até breve!!!!!

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial