Eventos

A FAMOSA FÊTE DES LUMIÈRES

Eu não sei se é o acontecimento mais famoso de Lyon, mas eu acho que é o mais esperado pelos habitantes…… A famosa fête des lumières ( a festa das luzes) nasceu de uma tradição religiosa. Sim , porque pra quem não sabe a cidade de Lyon é devota da Virgem Maria desde a idade média. Conta a lenda que em 1643, ano em que a França foi atacada pela peste, a cidade pediu proteção a Virgem em troca de homenagea-la todos os anos caso a peste parasse, e foi atendida. Assim, uma procissão foi organizada em homenagem a Maria o 8 de Setembro (não 8 de dezembro) data que foi alterada depois com o tempo devido a razões de força maior….. rsrsrsrrs…… (quer dizer tudo e nada ao mesmo tempo……) Não, sério, a Saône subiu inundou a cidade e a data teve que ser alterada. Mas vejam bem, a tradição católica continua, uma missa é realizada todo ano dia 8 de setembro em homenagem a padroeira da cidade!!!!!

Parte histórica feita ( bem rapidamente), agora na prática como funciona? É sem dúvida uma das festas mais bonitas que já vi…… Não pelas grandes projeções de luzes que acontecem em todos os cantos da cidade, mas pela simplicidade do ato de ter guardado a tradição de iluminar as janelas…. Eu pessoalmente não saio de casa dia 8 de dezembro pra ver o espetáculo patrocinado pela Ville de Lyon, eu saio pra olhar as janelas dos apartamentos iluminadas com os pequenos “lampiões”, coloridos ou não que aparecem depois do cair do sol…… Isso sim eu acho bonito e me emociona…… E a resposta é sim, minhas janelas também estão iluminadas….. Todos os anos, onde quer que eu esteja….. Não porque eu ache que a Virgem Maria vai proteger a minha casa da peste, mas porque eu acho que existem tradições que são importantes de serem preservadas e passadas de geração em geração…..

Mas eu sei que o que conta nesse final de semana do mês de dezembro é o grande espetáculo que a cidade de Lyon proporciona aos habitantes e aos inúmeros turistas que vem lotar a cidade….. Porque sim, pra quem nunca viu e vai passar a primeira Fêde des Lumière a Lyon, a cidade fica lotada…… É um evento que se organiza e não alguma coisa que se improvisa….. Não tem hotel, não tem restaurante, nem lugar na rua pra caminhar se não tiver sido reservado com uma antecedência de alguns meses…… Ou se tem os preços são inacreditavelmente caros……

Sem pânico pra quem não se organizou pra vir esse ano, a Fête des Lumières é como carnaval, em todo ano….. E 2019 tá ai e nós estamos aqui pra ajudar nessa organização….. Dá uma olhada na página de assessoria para brasileiros e entra em contato conosco que ano que vem da pra vir com tudo bem organizadinho!!!!!!! Pra quem mora aqui, e ainda não se organizou, essa é a página oficial da festa das luzes : http://www.fetedeslumieres.lyon.fr/fr, entra lá e confere a programação!!!!!! Mas sério, olha o que tem pra fazer e escolhe com muita calma um roteiro bacana…… Não sai de casa feito louco achando que vai dar pra ver tudo!!!!!!! Rsrsrsrsrsr……. E pra quem decidiu de vir e passar esse final de semana em Lyon mas não se prepaou ainda, ta aqui o link pra entrar em contato conosco e ver o que ainda é possível organizar…..

Sempre lembrando, a festa é completamente gratuita, acontece nas ruas de todos os bairros da cidade…… Claro que o é no centro da cidade que ficam as maiores atrações, que todo mundo quer ver, fica cheio de gente, não da pra fazer como a gente tem vontade, porque as ruas ficam bloqueadas e um único sentido e possível para os pedestres ( inútil dizer que o trânsito é interrompido no meio da tarde….. Nada de circulação de carro) Transporte público nesse dia é metro, que é todo organizado também……..

Enfim, mesmo com toda essa confusão organizada, é um dos espetáculos de luzes mais lindos do mundo. Inclusive o savoir faire ( saber fazer) dos franceses é exportado pra vários países…… Vale muito a pena passar um pouco de frio e ficar no meio dessa multidão pra não perder essas obras de arte iluminadas…..

Espero que tenha dado uma boa ideia do que é a Famosa Fête des Lumières, e ter dado vontade de ir, se divertir e aproveitar esse maravilhoso espetáculo promovido pela cidade de Lyon….

Um abraço a todos e até breve……

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial