Agenda

LA CHANDELEUR

          Bom dia com muita alegria !!!!!! Adoro fazer post quando fala de comida !!!!! E hoje o artigo é dedicado a LA CHANDELEUR !!!!!! Mais conhecida por  a festa do crepe !!!!!  E como muitas das festas religiosas, essa também, na sua origem, era uma festa paga !

          Até que um dia……  um papa decidiu que ia virar festa católica pra comemorar a chegada de Jesus ao templo ( ela é comemorada 40 dias depois do Natal) !!!!! Não entrarei em mais detalhes do que isso porque não e minha área….. Pra falar a verdade, o que me interessa aqui é poder comer crêpe !!!!! rsrsrsrrs

            Mas porque comemos crepe nesta data ? Eu achei uma explicação interessante…. A forma redonda e a cor dourada do crepe representam o sol….. Se levarmos em consideração que a comemoração vem de muito tempo atrás a coisa faz sentido…… Tradição seguida a risca pelos agricultores da época….. a farinha utilizada pra fazer o crepe tinha que ser a farinha produzida no ano anterior !!!!!

            E aproveitando o gancho, vamos a tradição da chandeleur ! Sim, porque comer crepe 40dias depois d Natal não é coisa simples…… rsrsrrs…… Pra que o ano seja farto e que não falte dinheiro para a  família tem que segurar uma moeda de ouro ( ta, vai la, pode ser uma moeda qualquer!!!!) na mão esquerda e fazer o primeiro crepe « sauter ». Se ele cai direitinho é que o ano ta garantido, se ele cai virado ou dobrado, vocês estão roubados!!!!!rsrrrsr …… ( quem ja fez crepe sabe que o primeiro nunca da certo !!!! Então nada de desespero se não cair bem certinho na frigideira!!!!rsrsrsrs ……

            Agora o mais importante; a receita !!!!!! Peguei uma fácil, pra não complicar muito a vida….. O bacana é que todo mudo, grandes e pequenos podem participar da preparação do “ gouter” !!!!! Vamos la :

                        INGREDIENTES (para 4 pessoas) :

                                   250 g de farinha de trigo

                                   0,5 l de leite

                                   50 g de manteiga derretida

                                   4 ovos

                                   2 cs de açúcar

 

                        MODO DE PREPARO :  Colocar a farinha num recipiente, juntar o açúcar, os ovos e a manteiga derretida. Mexer tudo acrescentando o leite aos poucos. Tem que virar uma massa lisa e fluida. Deixar descansar durante 1 ou 2 horas a temperatura ambiente ( etapa muito importante!!!)

                        Depois e só aproveitar e se divertir….. uma concha, uma frigideira e boa sorte!!!!!Ah ! E não esquece de untar a frigideira antes e entre cada crepe ou vai colar !!!!!

 

            Pra quem não estiver muito animado pra ir pra cozinha o que não falta por aqui e creperia boa…. Mas acho que vai ter que ligar e reservar, o risco é que estejam cheias de gente !!!!! Não vou colocar endereço aqui porque tem em tudo que e lugar, ja vi inclusive lugar que vai estar dando crepe doce de graça….. so dar uma olhada na internet !!!! Se alguém conhece uma boa creperia e quer dividir o endereço conosco, fique bem a vontade…. eu to sempre pronta pra descobrir lugares novos….

            Bom, historia contada, tradição explicada, receita dada, acho que estamos prontos !!!! Ao fogão (ou restaurante pra quem não se animar) e foto dos crepes no instagram depois !!!!!

            Abraço e ate breve !!!!! Ah, semana que vem faço um post sobre as férias de inverno….. Pra quem viaja e pra quem fica na cidade !!!

            Fuiiiii !!!!!!

 

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial