Turismo

Le Mâchon

Foto : Cintia Tonin

            “Le Mâchon” é uma tradição gastronômica lyonnaise onde os donos dos buchons servem desde cedo da manhã pratos quentes e normalmente a base de carne e tripas de porco.  Não são meus pratos favoritos mas é bem típico da região!!!!!

             Esse habito saudável de fazer uma refeição leve e sem gordura na hora do café da manhã  tem origem lá no século 19 quando os  “canuts” ( pessoas que trabalhavam nas máquinas que teciam a seda) e os marchands-fabricants de seda faziam uma pausa matinal. Claro que na época a necessidade de comer a essa hora se explicava tendo em vista a hora que as pessoas começavam a trabalhar. A indústria da seda levantava cedo e dormia tarde!!!!!

            Passada a época de ouro da seda em Lyon a tradição foi mantida por uma confraria, les Francs-Mâchons, que desde 1964 entregam um diploma ao(s) dono(s) de restaurante(s) que continuam recebendo de forma continua durante o ano seus clientes a partir de 9h da manhã. Porque em Lyon é assim, tudo acontece em volta de uma boa refeição regada de um bom vinho!!!!!

            Esse ano o machon multiple des Franc Machon (tipo um festival onde vários buchons abrem suas portas as 09h da manhã) acontece no final de semana do 21 e 22/09, durante a semana da gastronomia (clique aqui para os endereços). Ótima oportunidade para quem esta de passagem pela cidade nestas datas pra entrar bem no clima do bouchon lyonais.  Pra quem não esta com pressa e mora aqui, a lista de Bouchonsque já receberam o diploma e  que estão abertos durante o ano inteiro  esta no site da confraria,  https://www.francmachon.org.

              E par quem tem o estomago forte o suficiente pra encarar toda essa comida pesada e todo o vinho que vai junto eu acho que deve ser uma experiência muito bacana de compartilhar esse momento com os “verdadeiros lyonnaises”. Confesso que mesmo com muita vontade acho que pra mim vai ficar meio complicado, mas quem sabe um dia eu me animo!!!!

              Agora, por favor, se tu foi, teve coragem e sobreviveu, compartilha com a gente!!!!! Posta uma foto da comida, e um breve comentário,  pra quem sabe inspirar mais gente!!!!

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial