Eventos

O QUE FAZER NA SEMANA….. DEDICADA AO BEAUJOLAIS NOUVEAUX!!!!!!

Foto : Cintia Tonin

          Bom dia pessoal!!!! Essa semana resolvi fazer diferente…. Dia 15/11 é a chegada do Beaujolais Nouveaux e resolvi fazer um especial sobre isso no lugar de um melhor de 3 do que fazer na semana. E depois quarta-feira, pra entrar em clima de final de ano vou postar um artigo sobre as festas em Lyon, onde ir, o que fazer, as feiras, as luzes……. Enfim, tudo pra ficar por dentro do que acontece na cidade no final do ano…… Papo tá bom, mas o vinho é muito melhor…. Bora lá…..

            Eu não sei vocês mas em questão de vinho sou um zero a esquerda…. Pra mim vinho é bom ou ruim, branco ou tinto…..rsrrsrsr….. Não sinto todos as sabores das frutas, ou da madeira do barril….. enfim, sou uma vergonha no assunto…… Mas vivendo na França depois de um tempo, mesmo sem querer, a gente começa a se interessar um pouco pelo assunto….. E o Beaujolais, morando em Lyon, não da pra escapar…. tem que conhecer…….

            Mas a final da onde vem toda essa festa pra um vinho só? E acima de tudo porque???? Rsrsrsrs…… na verdade é um vin primeur, um vinho novo, comercializado logo depois da colheita, feito pra comemorar o fim da mesma. No caso do Beaujolais ele é comercializado dois meses apos ter sido colhido(o que pra um vinho é super cedo…… ) , na terceira quinta-feira do mês de novembro….. E sejamos honestos, precisa mesmo de um motivo pra fazer festa e tomar vinho na França???? Rsrsrsrs…..

            Claro que nem sempre foi assim, essa festa pra saída do Beaujolais. Fazem uns 30 anos que o evento ganhou realmente uma importância mundial. E hoje a região conta com 3000 “vigneron” que trabalham pra nos oferecer esse vinho jovem, feito pra ser dividido entre amigos num ambiente convivial, bem a cara de Lyon!!!!!! Se alguém quiser saber m pouco mais da história, da onde veio, pra onde vai o Beaujolais da pra consultar o site oficial, http://www.beaujolaisnouveau.fr/ .

            Agora que já falamos o que é vamos nos concentrar em onde apreciar esse vinho que da tanto a falar!!!!! Esse ano o rendez-vous é na praça Saint-Jean , a Lyon 5, dias 14/11 e 15/11, cheio de animações propostas pelos jovens agricultores do comitê Beaujol’en Scéne. Inclui degustação e descoberta de vinhos, desfile, música,… e claro, dia 14/11 degustação do Beaujolais Nouveau a meia-noite em ponto como manda a tradição….. E gente, pra quem não está em Lyon, mas está na França, procura na tua cidade o que tem pra fazer porque a comemoração é nacional. Milhares de garrafas de vinho foram enviadas pra todos os cantos do país e do mundo pra fazer a festa!!!!!

            Mas é claro que a chegada do Beaujolais Nouveaux vai ser comemorada em cada bar, cada restaurante, cada “cave a vi” e em cada esquina de Lyon….. uma ótima oportunidade pra quem está aqui querendo aprender um pouco sobre a cultura desse pais e dessa cidade. Só uma saída pra dar uma passeada já da pra sentir o clima de comemoração no ar.

            E agora pra quem se interessa pelo assunto, tem uma empresa de turismo para brasileiros aqui que oferece passeios mais aprofundados, entra no site ( www.gimtravel.com/beaujolais ) e da uma conferida nos passeios oferecidos em português, claro!!!!!!! Não esquece de dar o código da promoção (LSL01) pra ganhar o desconto!!!!!

            Pra quem vai só aproveitar a festa, bom proveito, sempre lembrando de beber com moderação!!!!!

            Abraço a todos e até breve!!!!!

Please follow and like us:

One Comment

  • Pryscila Musso

    Viva o Beaujolais Nouveau !
    2018 promete ser um ótimo ano.
    Uma dica a mais é verificar com algumas vinícolas, que fazem portas abertas nesta época e recebem para degustações sem precisar marcar horário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial