Vida em Lyon

PROGRAMA FÉRIAS-TRABALHO

Foto: Cintia Tonin

E o post de hoje é dedicado ao novo (nem tão novo assim!!!)  “Programa Férias-Trabalho” entre o Brasil e a França. Agora vir morar, estudar e trabalhar na França é possível sim!!!!! E como eu recebo muitas perguntas relativas a como faz pra alugar apartamento, arrumar emprego, como é a vida aqui, etc…. Resolvi colocar todas essas respostas juntas num texto pra poder ajudar vocês…. Claro que não sou dona da verdade absoluta e que alguns vão ter mais sorte que outros,  mais facilidade de encontrar emprego e apartamento….. Mas vou tentar dar uma visão geral de como são as coisas….

Então vamos lá….. Primeiro vou colocar o link da página da embaixada que explica o programa e  onde tem a lista de documentos para obtenção do visto para aqueles que são novos e não sabem muito bem por onde começar, https://br.ambafrance.org/Entrada-em-vigor-do-Programa-Ferias-Trabalho-entre-o-Brasil-e-a-Franca . Essa é a parte do Brasil. O pedido tem que ser feito ai, pra quem tá morando fora e quer fazer o pedido sem voltar pra casa eu recomendo se informar um pouco. Pra tudo que é dúvida de procedimento, o que pode e o que não pode fazer, tem uma empresa de assessoria que se ocupa de vistos, titre de sejours entre outros procedimentos aqui em Lyon que pode ajudar,  https://www.facebook.com/la.vie.en.france.france/ , essa é a página Facebook deles, e esse é o site: www.lavieenfrance.fr .

Feita a parte do pedido do visto, vamos ao que realmente interessa….. A vida na França e como fazer quando chegar aqui…. Primeira preocupação de todo mundo : onde morar!?!?!?! Assim, alugar apartamento sem trabalho, sem fiador aqui é quase missão impossível!!!! Ta difícil pra quem mora aqui, tem emprego e tudo…. Imagina pra quem não tem…… Eu aconselho procurar um quarto ou mesmo um apartamento inteiro no Airbnb pelo primeiro, ou até mesmo o segundo mês. Pra quarto da pra olhar no site www.leboncoin.fr também, mas trata direto com a pessoa, não tem garantia…. Eu acho arriscado…. Mas cada um sabe de si e os riscos que quer correr…. Vale  a pena olhar também as páginas do facebook que oferecem apartamentos pra sous-location, pode ser que as datas coincidam e que de certo, nos grupos de brasileiros da cidade que vocês vão….. Tem que tentar tudo que é bem difícil mesmo….

Conselho que eu dou sempre também, mesmo que eu saiba que nem sempre me escutam…. Não aluguem o mais barato, vai ser no fim do mundo!!!!! E mesmo que aqui não seja o Brasil, também tem uns lugares menos aconselháveis pra morar….. Tentem ficar bem localizados!!!! A vida de vocês vai ser mais fácil!!!!

Muito bem, apartamento achado! Já temos teto, agora falta achar como pagar tudo isso….rsrsrsrsr…… Trabalho….. Seguinte, eu falo com bastante gente e acabo destruindo o sonho de alguns….. Não dá pra vir pra cá e achar que vai ficar rico ou que vai dar pra juntar dinheiro pra voltar pro Brasil e ficar de boa sem trabalhar um tempão!!!! Não dá….. O salário mínimo aqui da pra viver, quem sabe até juntar um pouco de dinheiro… mas não dá pra fazer milagre……

Outro ponto sobre o trabalho que eu acho importante dizer : muito provavelmente vocês não vão trabalhar na área de vocês e o emprego que vocês vão arrumar aqui vai ser uma coisa simples….. Tipo, supermercado, vendedor de loja, atendente em padaria, limpeza…. coisas assim…. ( ainda mais se o francês não for muito bom!!!) cargos de gerencia e direção de empresa, salvo raríssimas exceções não vão ser encontrados!!!!!!! Eu sei que sou dura sobre isso, mas é que já vi muita gente frustrada indo embora sem ter aproveitado o tempo que passou aqui porque tinha uma visão muito perfeita, maravilhosa e cheia de glamour do tempo que iria passar na Europa….. A realidade pode ser diferente!!!!!!

Eu não tô dizendo, de forma nenhuma, que não é bom e que não tem que vir!!!!! Ao contrário….. Eu acho que se vocês tem essa oportunidade tem que aproveitar….. eu mesma já fiz intercâmbio e aconselho a todo mundo que pode, fazer….. mas tem que vir com a cabeça no lugar!!!!

Procurar vaga de emprego, vamos ao prático….. Tem uns sites bem bons que vocês podem olhar…… Anota ai : https://www.indeed.fr , https://www.leboncoin.fr (sim eles de novo….. tem tudo nesse site!!!!!) . Ai vocês já vão ter uma ideia…. Depois quando chegar aqui é currículo + LM na mão e bater na porta!!!!!

Falando em currículo……. Muito importante aqui eles pedem currículo e lettre de motivation . O currículo tem que ser uma coisa limpa, simples e sem muita informação. Não adianta contar a vida detalhe por detalhe, dia por dia…. A pessoa tem que olhar e não ficar perdida!!!! Agora a lettre de motivation….. quase mais importante que o currículo!! Ela tem que ser bem escrita, sem erro de gramática, mesmo que ela seja simples. Não adianta ir procurar empregos se não tiver os dois….. Eles nem olham…. To falando por experiência própria….. Eu jogava no lixo quando vinha só um dos dois….. Tentem explicar porque vocês querem esse trabalho, o que estão fazendo aqui,  o que vocês podem oferecer que diferencia vocês dos outros candidatos. Não tô dizendo que é fácil de fazer, mas sem essa carta vai ser complicado de arrumar trabalho!!!!!

E por fim o curso de francês….. Tem que fazer? Custa caro? Onde tem?

Vou tentar responder tudo isso sem levar muito tempo….. Eu não fiz curso de francês quando vim pra cá…. mas eu ja era casada com um francês e eu já entendia a língua, meu ouvido ja estava acostumado… E como nunca estudei de verdade, minha gramatica é péssima….. Então, tem que fazer??? Não, faz se quiser….. Vale a pena? Eu acho que se vocês vão vir até aqui aprendam a língua do pais direito!!!!!  Aprendam a falar e a escrever…..

Agora vamos passar ao assunto sério, custa caro aprender francês???? Siimm!!!! Kkkkk…… Uma boa escola de francês custa uma certa soma de dinheiro, não vamos nos mentir….. Mas dá pra fazer um pouco mais barato….. Procurem nos sites das universidades ( no nosso caso de Lyon a Universite lumiere 2 e a ILCF ) os preços são mais em conta mas tem que fazer a inscrição com bastante antecedência ( 6 meses / 1 ano). Existem associações que dão curso de língua bem baratos mesmo….. Até de graça….. Tem que olhar na cidade que vocês ecolheram…. (Lyon tem um site que reúne algumas dessas associações, http://parlera.fr/wp/ ) . Pra começar a aprender pode ser uma boa ideia, mas pra ter um bom francês depois vai ter que escolher outro forma de aprendizagem…… Fora isso tem os cursos clássicos, cursos pela internet ( eu usava bastante o site da tv5monde, https://apprendre.tv5monde.com/fr/homepage ) e professores particulares, sim, parece caro mas pode ser bem em conta e o aprendizado mais rápido ( em Lyon tem a Sylvie Ruter, https://www.facebook.com/sylvie.rutler.1 ).

Eu acho que é  isso pessoal… O básico pelo menos….. Já ficou muito maior que eu tinha imaginado…..

O blog e os artigos estão disponíveis pra todo mundo, embora eu fale principalmente de Lyon https://lyonsemstressblog.com ), e claro os serviços de assessoria também estão ai(https://lyonsemstressblog.com/assessoria-brasileira-em-lyon/ )….. Precisando de alguma coisa é só entrar em contato…..

Espero ter ajudado um pouco e não complicado mais a vida de vocês!!! Rsrsrsrs

Abraços, boa sorte e quem sabe nos cruzamos por aqui….

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial